Wednesday, August 29, 2007

Banho 29

É hoje!






O que oiço desde pequena é que as pessoas do interior do algarve vinham nesse dia ( noite ) à praia, com os seus fatos de banho com tecido dos pés à cabeça, e davam um mergulho que valia pelos 29 dias do mês de agosto que não tinham disfrutado da praia porque estavam a trabalhar nos campos.




Hoje vim ver à net o que se diz




"A tradicional Festa do Banho 29, que recria a antiga tradição dos camponeses da serra, que, no dia 29 de Agosto, desciam à praia para tomar o banho de mar anual, acompanhados pelos seus burros, mulas e carroças, transportando famílias inteiras e grandes farnéis, volta a Lagos na próxima quarta-feira."




"Camponeses faziam nas praias para retemperar as energias dos suores das debulhas e depurar as maleitas do ano, fechando o tempo do verão e esperando novos caminhos para as sementeiras do outono."




"O Banho 29 é uma tradição folclórica em forma de ritual. As suas origens são confusas mas ainda hoje, à meia-noite do dia 29 de Agosto, ninguém perde a oportunidade de entrar na água para comemorar o Banho 29."




"Antigamente acreditava-se que neste dia a água era benta, boa para a saúde e para outros problemas. Iam pessoas de todo o concelho para participar do banho da meia-noite no mar. É uma tradição muito expressa na região, no entanto, já perdeu alguma importância. Actualmente fazem-se alguns festejos e o tradicional banho."






Hoje, para mim, vai ser uma fogueira, com amigos e umas garrafinhas! Convívio e alegria! À meia noite vamos ver o fogo de artificio para dentro de água.
E depois ficamos pela praia noite fora.

2 comments:

nar6 said...

Curiosidades :)

Anonymous said...

amanha ha mais eheh! apareçe!