Wednesday, October 24, 2007

Os peixes na água

Sabem aquelas imagens dos cardumes de peixes quando são empurrados por uma corrente marítimas? E andam cima e baixo por causa da força do mar?
.
Pois, hoje quando estava a sair do barco em Cacilhas, apercebi-me de algo engraçado!
.
Hora de ponta, aquele termo citadino que já está inserido no meu vocabulário dado que é algo a que dificilmente nos safamos. E eu ainda não trabalho! Por estas razões é sempre bom pensar em meios pequenos, ou mais ou menos pequenos. Tudo menos cidade que tenha hora de ponta! Há de se arranjar qualquer coisa. Acho..
.
Também há a ideia de arranjar um horário inverso!
.
Estavamos em hora de ponta, a atravessar o Tejo no sentido do sul, o dia tinha sido incerto - ora chovia, ora favia um sol engraçadote - e nós, cardume humano, lá iamos sentados num cacilheiro.
.
Ah! é verdade estavam umas ondinhas leves no Tejo! E também estavam uns navios a usofruir da assistência técnica da Lisnave para continuarem na sua corrida pelo pódio da economia mundial.
.
Foi então que me deu vontade de rir!
.
A minha grande conclusão foi: As pessoas quando saiem, apressadamente, do barco são como peixes levados pela corrente marítima! Em cima da plataforma, descaiem todas para um lado, e todas para outro.
.
E pensam, "Ai! Deixa-me lá ver se vou direit@". Mas é algo inevitável! Quando a corrente disser que sim, lá vamos todos descair e perder a nossa postura.
.
Pareciamos peixes, nós cardume humano, que pensamos morar todos em sítios diferentes, que não somos como os cardumes de peixes que vão todos na mesma direcção, e que saímos do barco e todos apanhamos os mesmos autocarros. Pareciamos peixes a andar ao ritmo das ondas na plataforma.
.
A mim deu-me vontade de rir, e sempre que vinha uma onda e a plataforma subia/descia descaía e ria-me de mim e dos outros!
.
.
."esquecemos que pisamos um astro vivo" - José Gomes Ferreira

4 comments:

nar6 said...

A mim o que me ocupa a superficie cerebral todos os dias nessas correrias rotineiras é precisamente a correria das pessoas, autenticas provas de atletismo... chegas a campolide à hora de ponta e são homens, mulheres, jovens, idosos, mulheres grávidas, crianças de colo a atropelarem-se e a acotovelarem-se para apanhar o comboio como se a sua vida depende-se disso; como se o proximo comboio não fosse "daqui a 5 minutos"... E o ajuntamento que se faz à entrada/saída do comboio que está a chegar à estação? qual fuga das galinhas...é ver quem chega primeiro, não sei aonde mas hão-de lá chegar... é como diz o outro: "o tuga só abranda o ritmo quando está a trabalhar".

joana said...

Então e aquele pessoal que sabe em que parte da plataforma vai parar uma porta do comboio e fica tudo aglomerado em 5m3!

A Pris said...

o que me preocupa é a saída do marquês...
qdo saio do metro... n saio, pq as ditas pessoas ficam especadas na saída das portas e n me deixam passar... aliás... empurram-me p dentro,
e assim,
vou até a pontinha!

nar6 said...

A pontinha tem bons restaurantes.